Sobre Educação Matemática, Dança em Cadeira de Rodas e Inclusão Social

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas: Transformando vidas!

Quero compartilhar com todo(a)s vocês o prazer que é ser/fazer parte da ABDCR (Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas).
 Com o nome fantasia Rodas no Salão, a mesma existe desde o ano de 2002. Foi criada pelo casal Cabral & Anete, que além de casados, formaram a 1ª dupla da Cia.
Em 2006 a Cia tornou-se pessoa jurídica e no ano de 2008 foi criada a EDROS - Escola de Dança Rodas no Salão, aberta às pessoas com/sem deficiência que queiram aprender a dançar.
O que mais me apaixona no trabalho que desenvolvemos é verificar a mudança interior e exterior de cada integrante. A forma que cada bailarino(a) chega à Cia ou à Escolinha, o seu processo de desenvolvimento e crescimento e como se destacam nos seus espaços, nos faz ter um bom diagnóstico de como um trabalho com proposta inclusiva como a Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (DECR), pode resgatar do íntimo de cada pessoa o melhor que ela tem a oferecer.
Em minha vida, a Dança ressignificou meu jeito de ser, de viver e estar neste mundo. Ensinou-me a compreender melhor o(a) outro(a) e fazer o exercício diário de não julgar. São desafios que me proponho a encarar e vencer a cada dia.
A Dança possibilitou que visse e vivesse a vida de uma forma mais leve e mais prazerosa.

E a matemática, onde entra nessa história?
Simplesmente a (etno)matemática foi a "causadora" disso tudo. Quando me dei conta que existia matemática na prática da DECR foi que passei a me encantar com a Dança, em especial à DECR. Ao notar as figuras geométricas sendo desenhadas nos movimentos realizados pelo par cadeirante/andante, me senti reconectada com a vida, com o conhecimento na sua totalidade. Era como se estivesse sendo "colado os meus pedacinhos" para formar uma nova Anete. Maravilhosa sensação que só agora consigo traduzir por escrito!
Assim, desejo pra vc ...
Muita Dança nesta vida!
Bj no coração

Um comentário: